A sommelier Juh Santos nos conta sua história no mundo da cerveja. Começa na Cervejaria Colorado, onde permanece por 4 anos. Na sequência, vai para Cervejaria Invicta em Ribeirão Preto, e tem uma passagem de um ano pela Cevada Pura, cervejaria de Piracicaba. Agora está na Cervejaria Antuérpia, cervejaria de Juiz de Fora, Minas Gerais.
A Cervejaria Antuérpia ganhou a medalha de platina com a Nikita. A cerveja foi escolhida como a melhor do evento! A Nikita é uma Russian Imperial Stout com cereja e chocolate. Eles também ganharam medalha de outro com a Rock Me Baby Barley Wine Barrel Aged com coco queimado e baunilha.
No quadro do nosso mestre Caropreso ele fala sobre escolas cervejeiras. Existem 4 escolas cervejeiras, onde se enquadram todos os estilos de cervejas:
- A escola Alemã, que engloba a Alemanha, Aústria e República Tcheca;
- A escola Inglesa, que engloba Inglaterra, Irlanda e Escócia;
- A escola Belga; que engloba a Bélgica, parte da Holanda e parte da França e
- A Escola Americana.
O Brasil ainda não é uma escola, apesar de já possuir um estilo genuinamente brasileiro, a Catarina Sour.
O enfoque é sobre a escola alemã, que produz as cervejas lagers, cervejas que precisam de baixas temperaturas para fermentação e maturação. Hildegard Von Bingen, uma monja autodidata, que estudou sobre o lúpulo e suas propriedades.
Em um determinado momento o governo institui a lei da pureza da cerveja, criada em 1516 e que determinava que as cervejas fossem feitas só com água, malte e lúpulo.
As cervejas produzidas na Alemanha têm como principal característica seus lúpulos, como por exemplo Hallertau e Saas.
Neste programa tivemos uma pequena entrevista com o Father Issac, Ceo da Cervejaria La Trappe. Cerveja produzida em uma Abadia trapista. Conhecemos o quanto eles estão preocupados com o meio ambiente. Usam energia solar para abastecer a cervejaria e fazem tratamento das águas e outros resíduos produzidos pela cervejaria. Um dos pilares da ordem é a caridade, tanto que todo o lucro da cervejaria é destinado a esta prática, só tiram as despesas da produção. Eles têm um trabalho maravilhoso em Uganda, com hospitais e escolas.
Descobri que o Father Issac é fã de Heavy Metal, pedi para escolher uma banda que gostasse, mas ele não escolheu e pediu que selecionasse uma banda que tivesse uma mensagem cristã.
Nossa trilha sonora foi uma pedrada:
- Myrath – Tales Of Sand. (Uma banda da Tunísia que faz um progmetal muito interessante, misturando muito da sua música folclórica com um som bem pesado);
- Amaseffer – Slave for Live (Banda de Israel que mistura muito da cultura judaica nas letras e no som. Interessante as partes que eles cantam em hebraico. Outra banda que merece ser ouvida. Eles já estão no segundo disco);
- Harpia – Náufrago ( banda de metal brasileira que surgiu nos anos 1980 e que tinha como principal inspiração, bandas como Judas, Dio, Maiden. Com vocais potentes de Jack Santiago. Esse disco é um marco no metal nacional);
- Udo – Give As Good As I Get ( Ex vocalista do Accept);
- Neil Morse – The Truth Will Set You Free (Banda de Progmetal com uma mensagem cristã. Ele saiu das fileiras do Spock`s Beard para carreira solo. Eles sempre juntam músicos incríveis).
Parabéns à Juh Santos e toda equiep de Mkt da Antuerpia, pelas açoes positivas.