Neste programa, vamos conhecer um dos insumos que mais se popularizou no mercado cervejeiro, os extratos naturais. Hoje não é mais necessário esperar chegar a época daquela fruta que você usa na sua cerveja, com os extratos naturais você tem o mesmo resultado, como se estivesse usando a fruta in natura.
Existe uma gama muito grande de extratos já pensados para o mercado cervejeiro, que vão desde frutas, castanhas, chocolates, folhas, condimentos e amadeirados.
Com uma explicação bem simples, descreve o processo de extração. Outro fato abordado é o resultado, como o uso de extratos padroniza a produção, evitando assim as diferenças entre as safras de um ano para outro. Isso sem contar a economia que os extratos trazem pelo alto rendimento, poucas gotas são suficientes para se chegar ao resultado desejado. Eles recomendam começar a usar meio grama por litro, sempre testando, até chegar ao sabor desejado. A média é um grama por litro. Aceitam também encomendas para fabricação de novos extratos.
Na coluna do Caropreso desta semana vamos discutir sobre o decreto que regulariza a produção e venda de cervejas, o decreto 9.902, que foi promulgado no dia 8/07/2019. Ele abre caminho para o novo PIQ, Padrão de Identidade e Qualidade, que vem sendo discutido entre governo e o segmento cervejeiro desde 2013. Muitas das antigas regras foram excluídas com este novo decreto, dando mais liberdade para as cervejarias, como existe em quase todos os países. Uma grande conquista com ele é que, finalmente, foi liberado o uso de adjuntos de origem animal, como mel, lactose e até bacon!
Nossa trilha sonora para este programa foi:
- Queen – I’m In Love With My Car (álbum de 1975). A Night At The Opera. Foi lançada como lado B do single “Bohemian Rhapsody” em 31 de outubro de 1975. Escrita pelo baterista Roger Taylor, é a única faixa do álbum na qual é o vocalista principal e uma de suas composições mais conhecidas;
- Uriah Heep – Return To Fantasy (Do álbum homônimo de 1975);
- Mutantes – Rock and Roll City (Do álbum ao vivo gravado no MAM em 1976);
- Bruce Dickson – Tears Of The Dragon (é o primeiro single do Bruce Dickson do segundo álbum de sua carreira solo, Balls To Picasso. Foi lançado em 28 de Maio de 1994. A letra relata os temores e as incertezas que Bruce sentia após ter saído do Iron Maiden em 1993);
- Rush – La Villa Strangiato (Sexto álbum da banda, lançado em 28 de outubro de 1978).
Deixe um comentário